SINDCARMO - CARMÓPOLIS

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

PREFEITA ESMERALDA NÃO CONCEDE OS DIREITOS DO SERVIDORES E O SINDCARMO FOI AO MINISTÉRIO PÚBLICO DE CARMÓPOLIS PARA TOMAR AS PROVIDÊNCIAS.

O Presidente do SINDCARMO, Overlan e a assessoria jurídica se reúne com o Promotor de Carmópolis.

O Presidente Overlan, o Assessor Jurídico Dr. Antônio, se reuniram com o Promotor de justiça da Comarca de Carmópolis, e na pauta de discussão apresentada pelo Sindicato estava a Insalubridade dos Servidores e o reajuste salarial de 2016 e outros assuntos referentes os direitos violados pela Prefeita Esmeralda.

O SINDCARMO encaminhará documentos a Promotoria e esta deverá oficiar a Prefeitura de Carmópolis para prestar esclarecimentos e fazer cumprir a lei.

O SINDCARMO apresentou ainda a discussão sobre o reajuste salarial dos Servidores em 2016 e também o pagamentos da Insalubridade e periculosidade dos servidores que tem direitos. Mas já há uma ação ajuizada reclamando o pagamento das insalubridades dos servidores.
O Presidente do SINDCARMO, Overlan, agradeceu a atenção do Promotor de Justiça. Resta, agora as tomadas de providências judiciais e esperar que a Prefeita Esmeralda, seja citada e o Sindcarmo, procederá a análise dos pagamentos e posteriormente cobrar os possíveis retroativos devidos pela Prefeitura.
 

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

PREFEITA DO PT! NA CONTRAMÃO DAS LUTAS TRABALHISTAS NEGA ADICIONAL DE INSALUBRIDADE EM CARMÓPOLIS.

Sem adicional de insalubridade, servidores públicos de Carmópolis podem parar, Esmeralda nega o que é de direito aos servidores e gasta uma fortuna com festa e no seu Gabinete.

A Prefeita da Cidade de Carmópolis, mesmo sabendo que o  adicional de insalubridade é um direito concedido a trabalhadores que são expostos a agentes nocivos à saúde no Município. De uma forma desumana ela não vem pagando de formas nenhuma os direitos adquiridos pelos servidores da limpeza pública e outros servidores que tem direito ao beneficio. 



O adicional de insalubridade foi criado no Brasil no ano de 1936, pela Lei 185 de 14 de janeiro e especificados para os servidores pela Lei Federal das Consolidações das Leis trabalhistas. (Art. 61, inc. IV da Lei nº 8.112/90 com a nova redação dada pela Lei nº 9.527/97). 

Mesmo com algumas ações judiciais contra a Prefeitura, a prefeita ousa em não pagar o adicional de insalubridade. O Presidente do SINDCARMO, Overlan, vai mais uma vez acionar a assessoria juridica para tomar as providências e deverá convocar uma Assembleia Geral, para promover uma paralisação dos servidores contra a falta de respeito da Prefeita Esmeralda do PT. em não pagar a insalubridade.

Basicamente esta é uma conquista dos trabalhadores que atuam sob condições adversas, conquistas estas em âmbito nacional e mundial, porém a prefeitura de Carmópolis - Sergipe, administrada pelo PT,  tem negado esse direito a trabalhadores informando ao Presidente do Sindcarmo que não tem recursos para pagar, porém existe legislação federal como a lei citada acima que determina que seja pago. 

Esse fato também aconteceu na cidade de Nossa Senhora do Socorro, porém a prefeitura já reviu a situação continua pagando o  adicional. A diferença é que em Socorro a questão foi só de ajuste e não a desculpa da falta dos recursos, que Carmópolis tem muito, O SINDCARMO , também vai levar o assunto para o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe. . 


Trabalhadores nascidos em março e abril podem receber PIS a partir de terça-feira, 16

Os trabalhadores nascidos nos meses de março e abril poderão sacar o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) a partir da próxima terça-feira, 16 de fevereiro. O saque do benefício pode ser feito nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF) ou por meio do Cartão do Cidadão nos canais de autoatendimento do banco, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui

Também serão pagos os rendimentos do saldo de quotas do PIS para os trabalhadores cadastrados no programa até 4 de outubro de 1988.

No próximo mês, os pagamentos serão realizados a partir do dia 17 para trabalhadores nascidos maio e junho. O mês de março será o último do calendário deste exercício, mas os trabalhadores poderão retirar o recurso até 30 de junho. Os valores não retirados retornam ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Direto?
Para saber se tem direito a receber o benefício de um salário mínimo, o trabalhador pode ligar no 0800 726 0207, opção 1, ou consultar o site da Caixa. Correntistas recebem o crédito do pagamento diretamente nas suas contas.

Agência CNM, com informações do Portal Brasil